1. Quadro de associados

Em outubro, novembro e dezembro tivemos a entrada de dez novos associados, aos quais damos as boas vindas: Heinz Roth, Marcio Ivo Motter, Marcelo de Miranda Borio, Edmundo Fornasari, Marcos Nicácio Fascina, Vinicius de Oliveira Alves, Marcelo Almeida Toldo, Carlos Henrique Faria Alves, Luiz Claudio Mandarino Freire e Carlos Magno Vieira dos Santos. 

Até a emissão desta edição dos nossos informativos, contamos com 146 associados que estão distribuídos nas seguintes UFs:  BA (2), CE (2), DF (1), MG (5), PA (1), PI (1), PR (2), RJ (100), RS (5), SC (4), SE (1), SP (20), Espanha (1) e EUA (1).

2. Parcerias

IplanRio – Centro de Operações Rio

Através de Termo de Cooperação firmado com o IplanRio, a ABMEN colaborou com o Comitê de Governança de Política para Inovação da Prefeitura da Cidade do RJ para a realização do II Desafio COR – Smart City, Smart People, que teve sua primeira fase em novembro.

O II Desafio COR – Smart City, Smart People é um projeto integrado à agenda do LabGov.Rio com foco em identificar soluções tecnológicas para o desafio de aprimorar a gestão dos impactos das mudanças climáticas no sistema de ônibus municipal.

SECTI-RS

No dia 5 de dezembro, nosso Conselheiro de Honra, Alex Jacobs, cofundador e primeiro presidente da ABMEN, e o nosso Representante Regional em Porto Alegre, Cesar Silva, foram à SECTI-RS (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação) apresentar a ABMEN no encontro de lançamento do StartupLABS RS, uma iniciativa do Governo do Estado que vai congregar todos os agentes ecossistêmicos em uma agenda colaborativa e voltada para o desenvolvimento do estado através da inovação e do movimento empreendedor. 

A ABMEN foi convidada a integrar o ecossistema regional após competente trabalho de aproximação do Cesar Silva com a SECTI-RS, envolvendo a ABMEN, o PMBM e nossa visão sobre o verdadeiro “give back” do ecossistema de inovação para a sociedade.

As interferências precisas e assertivas do Alex Jacobs precipitaram a criação de Grupos de Trabalho em cinco áreas-chaves e os associados da ABMEN no RS estarão em quatro delas.

Nossa participação nesta iniciativa certamente projetará a ABMEN em todo o Brasil, pois teremos espaço para mostrar a visão e a capacidade de realização que a nossa associação tem e desenvolve para transformar o Brasil não só pela inovação, mas, principalmente, por nosso compromisso com um País pujante economicamente e mais justo.

Outras parcerias

Lembrando que temos parcerias firmadas com a Livraria Insight (desconto de 20% na compra de livros por telefone e e-mail e 10% no site) e com a Sling Capital (20% para empresas clientes de mentores ABMEN que contratem a plataforma de captação de recursos). Para maiores informações, checar o Informativo 01/2019 na área restrita dos associados (infos de login na área de lembretes).

Gostaria de sugerir alguma parceria para a ABMEN ou participação institucional em eventos? Encaminhe as informações para o e-mail [email protected], citando as contrapartidas da parceria, condições, perfis dos mentores e contato da instituição. 

3. AGE

Foi realizada no dia 18 de dezembro, no RJ, Assembleia Geral Extraordinária, cuja pauta incluía: Aprovação do Orçamento 2020, apresentação do plano de Ação da Diretoria Executiva e proposta de reajuste de valor da anuidade e forma de pagamento.

Eduardo Nogueira abriu a reunião fazendo uma retrospectiva da evolução da associação desde a fundação, gerida pelos fundadores e as realizações da atual Diretoria Executiva, eleita para o biênio 2019/2020. 

Sobre o Plano de Ação da Diretoria Executiva, foram realçados os seguintes desafios: (a) sustentabilidade financeira da associação; (b) manter o corpo e restaurar o espírito da associação, (c) entregar o valor da mentoria profissional e (d) crescer em todo o Brasil, uma prioridade em 2020 para a Diretoria Executiva.

Foi mencionada a necessidade de se criar uma Regional no Rio de Janeiro, sede da ABMEN, e feita uma chamada para que associados interessados em representar a Regional se apresentem.

Sobre o Orçamento 2020, foi feita inicialmente uma prestação de contas do exercício 2019 e apresentada a proposta para 2020, que segue as seguintes premissas:  (1) Ampliar a relevância e reconhecimento da ABMEN no ecossistema de negócios e inovação, (2) Melhorar a governança da ABMEN, (3) Buscar a sustentabilidade econômica da ABMEN e (4) Construir espírito de comunidade ABMEN. 

Sobre a Anuidade 2020, foi aprovado por unanimidade o reajuste da anuidade para R$ 290,00 com cobrança unificada para todos os associados no mês de Março de cada exercício fiscal através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Foi feito novo chamado para que os associados se engajem mais nas atividades da ABMEN pois a atual Diretoria não tem braços suficientes para dar atenção a todas as demandas e oportunidades que tem aparecido. 

Eduardo Nogueira encerrou a reunião apresentando um estudo realizado e solicitou a todos os associados que participem da enquete sobre a criação do Ecossistema ABMEN.

A Ata completa com informações detalhadas da reunião poderá ser lida na área restrita aos associados no site (instruções para acesso abaixo).

4. Aconteceu

Tivemos cinco edições do Papo de Mentor em outubro e novembro, conforme listado abaixo:

A ABMEN ainda esteve presente, neste período, nos seguintes eventos:

Fotos e mais informações sobre estes eventos podem ser encontradas nas nossas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram.

5. Mídia

Continuamos com nossa coluna Negócios no ITForum 365 com artigos de nossos associados publicados regularmente. 

Estes artigos são também publicados no nosso site, juntamente com resumos dos principais eventos e as diversas inserções da ABMEN na mídia. Para acessar, clique aqui.

6. Grupos de Trabalho

Tem interesse em conhecer e participar dos nossos Grupos de Trabalho? Acesse na área restrita do associado a lista completa dos GTs em andamento e nome do coordenador. (infos de login na área de lembretes abaixo).

7. Lembretes

1. Nosso site passou a contar com uma página com uma relação dos associados. Para ver como ficou, clique aqui. Caso ainda não tenha seu perfil na página, por favor, preencha o cadastro clicando neste link .

2. PMBM – Há três turmas programadas para janeiro de 2020, RJ, SP capital e Taubaté. Para mais informações e se inscrever, clique aqui. Condições especiais para associados. Caso tenha interesse, entre em contato.

3. No site há uma área restrita aos associados onde são armazenados todos os principais comunicados feitos pela Diretoria. Seguem abaixo as infos para acessá-la:
Link: https://abmen.org.br/informativos
Senha: #abmen2019!

Lembre-se sempre de manter seus dados de contato atualizados junto à ABMEN.

Gostaríamos de lembrar que além do grupo no Whatsapp, costumamos divulgar nossos eventos e conteúdo nas nossas redes sociais. Siga a ABMEN no Facebook, Instagram e Linkedin e compartilhe nossos conteúdos para que a ABMEN chegue cada vez mais longe.

Abraço,
Cecilia Gomes
Diretora de Marketing
ABMEN