Por Eliane Davila

Quando iniciamos a carreira ou um negócio, é comum termos inúmeras dúvidas sobre como agir em determinadas situações, o que fazer para alavancar a carreira ou até mesmo sobre o mercado da área.

Laçar-se ao mundo do empreendedorismo é sempre uma aventura maravilhosa, mas é um mundo de incertezas e de desafios. Não é glamuroso, requer muito trabalho e tomada de decisões. Essa é a vida de quem empreende com negócio próprio ou quem atua no intraempreendedorismo!

No entanto, eu penso que a vida do ser humano pode ficar mais leve se tomamos decisões mais assertivas e com atitudes empreendedoras mais conscientes. Na mentoria, você encontra um apoio, um mentor ou uma mentora que vai lhe ajudar, utilizando sua experiência e todo o conhecimento que adquiriu em anos de trabalho.

Os mentores, na realidade, são profissionais que já trilharam muitos caminhos e que podem nos auxiliar na resolução de problemas e desafios que podem surgir ao longo da jornada empreendedora.

Contudo, o/a mentor/a não dará as respostas para o/a empreendedor/a. A busca da melhor decisão virá do empreendedor/a a partir das perguntas provocativas do/a mentor/a. A ideia aqui é tornar o empreendedor/a mais autonômo/a e protagonista de sua vida para exercer suas atividades profissionais.

O caminho do desenvolvimento e da evolução gera um certo desconforto, mas com a mentoria essa jornada pode ficar mais leve.