No dia 30 de janeiro, +50 pessoas se reuniram no Senac Rio, em Botafogo, para participar do 1º Papo de Mentor de 2019, um evento promovido pela ABMEN que conecta uma incrível rede de mentores, empreendedores e importantes atores do ecossistema de negócios.

Tivemos como palestrante João Ventura, Presidente da Gávea Angels e Founder da Sling Capital, falando sobre captação de recursos para empreendimentos iniciantes, explorando todas as formas pelas quais uma startup pode se capitalizar e financiar sua operação e seu crescimento.

João falou desde investimento anjo, passando por editais, plataformas de equity, crowdfunding… sempre realçando seus benefícios e também as desvantagens. Sim, elas existem. Está pensando que você vai receber dinheiro e não tem que dar nada em troca?

Um tema que gerou bastante curiosidade nos empreendedores presentes foi o tipo de instituição / oportunidade ideal para as suas startups. Assim, como no caso do investimento, entrar para programas de aceleração, fazer parte de uma incubadora ou mesmo empreender sozinho, de qualquer forma há que se considerar vantagens e desvantagens.

Como havia empreendedores de todos os tamanhos na plateia, João falou do interesse de investidores em empresas desde aquelas que não chegaram a se formalizar e ainda são só uma ideia até empresas já faturando. Alguns consensos entre os investidores: equipe importa mais do que uma ideia maravilhosa, para receber dinheiro a empresa tem que ter clientes e estar faturando e, acima de tudo, investidor não coloca dinheiro em MEI, já que é empresa individual. Como equipe é fundamental, nenhum investidor vai apostar em quem trabalha sozinho.

Ao fim da palestra, João Ventura apresentou o aplicativo da Sling Capital, que tem como objetivo facilitar a tarefa de entender e selecionar oportunidades de busca por financiamento para as empresas.

Começamos bem o ano, como mostra a foto feita ao final da palestra.

Acompanhe as redes sociais da ABMEN para ficar por dentro da nossa programação.

linkedin.com/company/abmen
facebook.com/abmen.br
instagram.com/abmen.br

Vemos você no próximo Papo de Mentor!!

Sobre o palestrante:

João Ventura é CEO da Sling Capital, fintech que, através de tecnologia e design, está reinventando a maneira como as startups captam recursos. Participou de diversas operações como investidor ou como empresa que captou recursos e, desde 2012, já realizou 11 investimentos em startups com valor combinado de 1,3 bilhão de reais. Fundou e atuou como CEO da Trópica Brewing Co., uma das maiores cervejarias artesanais do estado do Rio de Janeiro, e atuou por mais de 10 anos no mercado financeiro na estruturação de ativos que somados ultrapassam R$ 6 bilhões. Desde 2018, é presidente da Gávea Angels, uma das mais importantes e ativas associações de investidores anjo no Brasil.

foto evento de papo de mentor captação de recursos