Cada tipo de mentor tem suas características próprias, e podem oferecer resultados diversos

Por Carlos Carvalho

Introdução

Hoje em dia profissionais das mais diversas formações e níveis de experiência e de conhecimento têm se disponibilizado para ajudar no desenvolvimento dos empreendedores no início dos seus negócios. Em poucas palavras, existe uma grande diversidade de profissionais se posicionando como mentores de startups. Essa multiplicidade na oferta de mentores pode causar alguma confusão, pois não está sempre claro como definir qual o melhor mentor para responder ao desafio vivido pelo empreendedor. Compatibilizar mentores e empreendedores pode evitar frustrações no processo de mentoria, ao evitar a alocação de um mentor sem a vivência ou habilidades necessárias para realmente ajudar a superar o desafio em questão.

A intenção desse artigo é a de facilitar o processo de adequação entre o mentor e o empreendedor ao propor uma divisão entre dois tipos de mentores, os especialistas e os generalistas. Essa divisão se baseia nas características de cada tipo, e pode ajudar a refletir sobre quais resultados eles podem trazer para uma startup. Claro que na prática essa divisão não está bem definida, e no desenrolar da mentoria pode ser que o mentor haja de acordo com uma ou outra das categorias aqui esboçadas. Por isso, esta tentativa de categorização deve servir, como toda classificação, apenas como um dos instrumentos para simplificar o processo de conciliar mentores e startups.

Os dois tipos de mentor

Alguns mentores são profissionais com profundo conhecimento de uma área, como TI, RH ou Marketing, ou de um setor, como varejo, logística ou mídia. Estes são os especialistas, e são competentes no seu restrito campo de conhecimento. Eles podem ser expertos na sua área ou setor, mas não necessariamente terem uma vivência mais ampla de negócios como um todo. Por exemplo, um mentor que seja especialista em programação de aplicativos para dispositivos móveis pode não entender muito de Vendas ou de RH. Ele também pode não ser muito vivido, e muito provavelmente em áreas como TI é até bom que seja mais novo! O mentor especialista pode ser particularmente útil ao empreendedor na hora de identificar problemas concretos e imediatos e propor soluções de acordo. Por isso, este tipo tem algumas semelhanças com um consultor.

Já o “generalista” possui uma visão mais estratégica, e tem experiência de vida suficiente para ter uma compreensão mais ampla da administração de um negócio ou de uma organização. Ele é normalmente um profissional com “mais estrada”, e sua maior vivência lhe dá uma perspectiva mais ampla e de mais longo prazo. Claro que este tipo muito provavelmente é um profissional com profundo conhecimento de alguma área ou setor, mas sua maior variedade de experiências permite a ele (ou ela) ter uma visão mais abrangente e uma compreensão mais vasta dos desafios do negócio como um todo. O generalista pode ser útil na orientação estratégica e na gestão da startup, assim como na mudança organizacional (quando é necessário um pivot) e até mesmo na compatibilização das metas pessoais do empreendedor com os objetivos do seu negócio. Devido a essa visão de longo prazo e a possibilidade de aconselhar o empreendedor no projeto integral do seu negócio, este tipo de mentor tem muitos pontos em comum com o coach.

Conclusão

Em resumo, é possível dividir a grosso modo os mentores em dois tipos principais, os “especialistas” e os “generalistas”. Esta sugestão de tipologia pode ser particularmente proveitosa para os gestores de incubadoras no momento de harmonizar de forma mais eficiente e focada a sua oferta de mentores com as necessidades de suas incubadas.

Cada tipo de mentor vai trazer contribuições de acordo com seu perfil. O especialista vai satisfazer uma necessidade imediata ou ajudar a resolver um desafio de curto prazo, ao apoiar demandas relacionadas à sua área de expertise. Já o generalista pode auxiliar a criar novas oportunidades de negócio, ajudar na reflexão sobre a direção geral do negócio e sua adequação às metas pessoais do empreendedor.É claro que esta categorização não é rigorosa, e muitas vezes um generalista vai ser capaz de resolver problemas imediatos na sua área de expertise, e um especialista vai dar conselhos estratégicos. O que talvez os distinga melhor seja o fato de que o generalista é o mais próximo do sentido original da palavra mentor, ou seja, um guia ou mestre mais experiente, e que instrui e dá conselhos a outra pessoa, como um mentor de carreira ou um padrinho político.