Evento aconteceu no auditório da Firjan para debater o tema e difundir seu conceito e dar início ao trabalho de uma comissão da SMCTI e FMJOL para fomento da linha econômica na cidade

A Economia Criativa foi tema de duas palestras e uma roda de conversa nesta sexta-feira (13) no auditório da Firjan. A intenção foi debater o tema para difundir seu conceito e dar início ao trabalho de uma comissão da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) para fomento da linha econômica na cidade. O evento foi gratuito e aberto ao público.

Com realização da “Ciência, Tecnologia e Inovação”, o evento teve apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (Abmen). As palestras foram ministradas pela pesquisadora do Lab de Tendências da Casa Firjan, Nathalia Coelho, e pelo profissional de Marketing presidente da Abmen, Carlos Eduardo Nogueira.

– A ideia deste evento foi difundir o conceito da Economia Criativa para a sociedade, de modo que se entenda que serviços ligados às artes visuais e performáticas, ao design, à cultura, às mídias, dentre outras atividades, são oportunidades de geração de renda e empregos. A partir daqui, montaremos uma comissão para debater o tema e fomentar a Economia Criativa em Campos – explicou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto.

O estado do Rio está em segundo lugar na participação da economia criativa no PIB do Brasil com 3,7%. Está atrás apenas do estado de São Paulo, com 3,9%. Em todo país, o segmento emprega 800 mil pessoas, segundo dados de 2018 do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil. Em Campos, a intenção é valorizar e incentivar o setor.

– Precisamos expandir nosso olhar em relação a Campos para acabar com a dependência dos royalties do petróleo. O Fundecam já investe em Economia Solidária, Agricultura e na Inovação. Estamos trabalhando para construirmos uma política pública também na área da Economia Criativa. Precisamos entender e fomentar essa outra vocação da cidade – comentou o presidente do Fundecam, Rodrigo Lira.

Os palestrantes ressaltaram a importância da reflexão das possibilidades econômicas da Economia Criativa, usando suas experiências como base. A pesquisadora Nathalia Coelho, que é bacharel em Design de Moda comentou as mudanças de demanda da própria sociedade.

– Na Casa Firjan, atuamos com um espaço para pensar o futuro. A sociedade se reorganiza muito rápido, então, é necessário repensar o que já está posto. Estamos atentos aos sinais de mudança, que vão impactar amplamente na sociedade e, consequentemente, na indústria – comentou.

O presidente da Abmen, Carlos Eduardo Nogueira, reforçou o papel de um mentor no processo de construção de um projeto. “A mentoria faz com que o conhecimento seja levado a quem ainda não o tem. Mediamos o conhecimento, fazemos as perguntas que o idealizar do projeto ainda não se fez. É muito importante estar atento aos diversos passos da criação de um projeto e em sua realização”, explicou.

Notícia publicada em https://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=54867