Cristina Elisei, Paulo Quintairos, Eduardo Nogueira, João Vidal, Rodrigo Saad e Fernando Gonçalves

A inovação foi apontada pelo Presidente da ABMEN (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios), Eduardo Nogueira, como questão de sobrevivência, e o empreendedorismo como uma das saídas para a crise do trabalho. A reflexão foi feita em audiência sobre inovação e desenvolvimento econômico, realizada na Câmara de Taubaté dia 9, por iniciativa do vereador João Vidal (PSB), que conduziu os trabalhos.

“Trabalhadores jovens e maduros estão sendo engolidos pela tecnologia. Esta cidade não é diferente de nenhuma grande capital. O impacto vai da agricultura à tecnologia aeroespacial”, afirmou Nogueira, que destacou o papel do poder municipal neste contexto.

“A municipalidade deve ser força motriz na inovação, estimular empreendedorismo em escolas, criar legislação que favoreça a inovação e incentivos fiscais para atração e manutenção de empresas, criar fundo de apoio à inovação, propondo pesquisas e transformar o movimento empreendedor em política de Estado”, pontuou.

Diretora da Fatec, Cristina Ares Elisei afirmou que o Centro Paula Souza “tem na veia a inovação”. Lembrou que as Fatecs são implantadas de acordo com o arranjo produtivo da região onde estão inseridas, mas buscam o que é inovador nos locais onde estão. Defendeu a criação de uma rede envolvendo setores público e privado para criar o ambiente para inovação e empreendedorismo.

Coordenador de Apoio à Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e professor da Universidade de Taubaté e do Inova-CPS, Paulo Quintairos falou sobre a necessidade de formação de profissionais pensando no mercado do futuro, sob o risco de formação de mão de obra para atuar em funções em extinção. Afirmou que a Unitau tem estimulado pesquisas com aplicabilidade e defendeu a atuação em parceria entre empresas e universidades.

Diretor do Senai, Fernando Gonçalves afirmou que a instituição trabalha focada no empreendedorismo visando à indústria 4.0 e a criação de novas empresas na área tecnológica. Enumerou cursos e iniciativas que incentivam a inovação e aproximam o Senai da comunidade e dos empreendedores.

Membro da Startups do Vale, Rodrigo Saad refletiu que, quanto mais se avançam os estudos, mais é evidenciada a necessidade de atuação em comunidade, e menos em unidade. Afirmou ser necessária a mudança de cultura e, para isso, a quebra de muros e construção de pontes.

Participantes fizeram questionamentos e colaborações com o debate sobre temas como incentivo fiscal, educação financeira e empreendedora e gestão. A vereadora Loreny (Cidadania) participou da audiência, e o vídeo está disponível no canal da TV Câmara no Youtube.

Notícia publicada originalmente no site da Câmara Municipal de Taubaté – SP. Para ver o post original, clique aqui.