Você sabe como se diferenciar da multidão no ambiente corporativo? Iniciativa e comprometimento fazem diferença? Veja aqui um caso que pode ajudar a entender um pouco mais sobre isso.

Iniciarei este artigo lembrando de uma pequena história que ilustra muito bem o tema aqui abordado. Talvez alguns já conheçam, porém vale a pena relembrar.

Havia um funcionário de uma empresa de médio porte muito dedicado e que trabalhava na organização há mais de 10 anos. Seu nome era Carlos, ou simplesmente Carlinhos, como era chamado.

Ele estava vivendo um momento de muita angústia dentro da empresa, pois havia sido aberta uma vaga para a Gerência no seu departamento e como ele era o que tinha mais tempo de casa nesta sessão, esperava ter sido ele o nomeado para o cargo. Porém, e infelizmente para Carlos, o cargo havia sido dado a outro colega, o Antônio, que trabalhava na empresa há menos de 3 anos.

Foi então que, em uma manhã, Carlos resolveu procurar seu Diretor e ouvir dele alguma explicação dos motivos que o levaram a ser preterido por outro colega.

Ele adentrou na sala do Diretor e disse: – Bom dia meu Diretor; Com todo respeito que o senhor merece, estou deveras intrigado e chateado com a sua decisão de nomear o Antônio e não a mim para o cargo recém aberto de Gerente do nosso departamento.

Como o senhor bem sabe, estou na empresa há mais de 10 anos e nunca tive uma falta sequer, nunca chego atrasado e por muitas vezes sou o último a sair. Procuro ser amigo de todo mundo, jogo no nosso time de futebol, substituo as pessoas que saem de férias, enfim, procuro ser um funcionário exemplar.

O Diretor então tomou a palavra e disse: – Muito bem Carlos, já entendi, mas, antes de continuarmos nossa conversa, digo-lhe que agora cedo passei em frente a uma banca de frutas que fica a apenas dois quarteirões daqui, e me deu uma vontade súbita de oferecer um suculento abacaxi como sobremesa aos funcionários do escritório. O dia está muito bonito e acredito que seria uma boa ideia, você não acha? Por gentileza Carlos, vá até a banca e compre abacaxis para nós.

E assim Carlos procedeu. Voltando em menos de 15 minutos, entrou na sala do Diretor e disse: – Lamento meu Diretor, mas o dono da banca informou que não tem abacaxi para nos servir hoje.

O Diretor então perguntou: – Só isso ? … mais nenhuma sugestão? – Não senhor. – Entendi, disse o Diretor e de pronto chamou o novo gerente Antonio e fez o mesmo comentário sobre o desejo que ele teve de servir abacaxi aos funcionários no almoço, pedindo-lhe que fosse até a banca, e completou olhando para o Carlos dizendo; – sente-se aqui Carlinhos e não diga nada, só espere a volta do Antonio.

Em pouco mais de 15 minutos, Antônio retornou da banca de frutas e foi logo dizendo: – Na banca não tinha abacaxi, mas como sei que gostaria muito de servir frutas para todos nós no almoço, verifiquei que na banca eles vendem várias outras frutas de muito boa qualidade como pêssegos, uvas, maças – que por sinal estão com um ótimo preço, além de peras, laranjas, tangerinas…. todas em quantidades suficientes para atender a todos nossos funcionários. Pensei em comprarmos um pouco de cada, mas o senhor é quem decide se compro somente um tipo ou uma variedade. O que acha ?

O Diretor, com um leve sorriso virou-se para o Carlos e disse: – Qual era mesmo o questionamento que você veio me fazer quando entrou na minha sala hoje cedo Carlos?

Não há mais espaço no mercado de trabalho de pessoas como o “Carlinhos” da história acima, nem mesmo para desempenhar tarefas que aparentemente não exijam tanta criatividade.

Tenha iniciativa, tenha atitude, se comprometa e se entregue de corpo e alma àquilo que você se propõe a fazer. Estude, frequente eventos, feiras, exposições, palestras e faça muito networking. Domine o modelo de negócio da empresa na qual você atua. Desenvolva seu poder de análise para poder identificar os erros que possam estar impedindo o sucesso da sua organização. Isso é ser executivo. Isso é ser um profissional do futuro.

Por: Edson Ferro. Mentor de Negócios, Representante Regional SP da ABMEN, Especialista em Desenvolvimento de Projetos Industriais

Para ler diretamente na coluna Negócios e Mentoring que temos no ItForum365, clique aqui.