1. QUADRO DE ASSOCIADOS

Em janeiro, fevereiro e março tivemos a entrada de 15 novos associados, aos quais damos as boas vindas: Antonio Bunchaft, Reinaldo Machado Donadio, Celiano Lavratti, Marcio de Andrade Correa de Oliveira, Marcelo Nunes Antunes, Gustavo Gonçalves Rodrigues da Silva, Vera Lucia Franco Veiga, Amanda Gonçalves Rodrigues da Silva, Sandro Bouth Guedes, Ricardo Lamego Silva de Meneses,Alfredo Piragibe, Hugo Tulio Rodrigues, Ana Claudia Rodrigues da Silva Quirino, Carlos Fabiano Vieira e Fábio Dias Pires

Até a emissão desta edição dos nossos informativos, contamos com 154 associados que estão distribuídos nas seguintes UFs: BA (2), CE (2), DF (1), MG (4), PA (3), PI (1), PR (2), RJ (101), RS (6), SC (4), SE (2), SP (24), Espanha (1) e EUA (1).

2. MUDANÇAS NA DIRETORIA E NAS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS

Neste período tivemos algumas mudanças na Diretoria Executiva, conforme listado abaixo:

André Chaves – Presidente
Marco Carvalho – Vice-Presidente
Durval Pereira – Diretor de Relações Institucionais
Lylian Toledo – Diretora de Relação com Associados
Claudio Dipolitto – Diretor de Certificação e Qualificação (E ainda Diretor de Inovação)

Agradecemos a Patricia Barreto, Luciana Duarte, Eduardo Nogueira e Patricia Crepaldi por todo trabalho e dedicação em 2019 no esforço de fazer a ABMEN crescer.

Nas Representações Regionais, foi criada a Regional do Rio de Janeiro, representada por Edmundo Fornasari, e a Regional de São José dos Campos passa a ser comandada por Altair Emboava. Agradecemos a Eduardo Nogueira pelo trabalho realizado até este momento.

Aos novos Diretores e Representantes Regionais, desejamos muito sucesso no desempenho de suas funções.

3. PARCERIAS

IplanRio – Centro de Operações Rio

Através de Termo de Cooperação firmado com o IplanRio, a ABMEN está colaborando com o Comitê de Governança de Política para Inovação da Prefeitura da Cidade do RJ na realização do II Desafio COR – Smart City, Smart People, iniciado em novembro.

O II Desafio COR – Smart City, Smart People é um projeto integrado à agenda do LabGov.Rio com foco em identificar soluções tecnológicas para o desafio de aprimorar a gestão dos impactos das mudanças climáticas no sistema de ônibus municipal.

Em janeiro, teve início o programa de aceleração do II Desafio COR coordenado pela ABMEN com as 4 equipes mais bem avaliadas após semana de ideação ocorrida no final de novembro 2019. Após o desenvolvimento do plano de trabalho personalizado para o programa, as equipes passaram o mês de março em processo de mentorias técnicas e de negócio.Como resultado desse processo e contatos iniciais com o mercado, 2 startup conseguiram validar suas estratégias e as outras 2 acabaram pivotando.

Na sequência, se iniciaria o período de validação técnica e de mercado, prejudicado pelo Covid-19. A Coordenação está adaptando o programa oferecendo mentorias remotas com foco nas dimensões financeira e equipe, temas muito afetados em momentos de crise e afastamento social.

No nosso canal do YouTube, você encontra um vídeo com um trecho do webinar organizado pelo HanckinRio, sobre as demandas públicas para retomada do desenvolvimento econômico, com Léo Soares, do Fomenta.Rio. Durante o webinar, Léo falou sobre a participação da ABMEN no 2o Desafio COR Smart City Smart People, como a expertise dos nossos Mentores de Negócios está sendo fundamental para o desenvolvimento das soluções e como tem recebido feedback positivos.

Para assistir apenas ao trecho que menciona a ABMEN, clique aqui .

Para assistir ao webinar completo, clique aqui .

SECTI-RS

No dia 6 de Março de 2020 ocorreu na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS a reunião do Grupo Estratégico da Startup Labs RS. A ABMEN esteve presente através de nosso Representante Regional, César Silva. O assunto principal foram as ações estratégias do grupo em 2020 e a convergência entre os parceiros do ecossistema em atuação colaborativa.

Foi apresentado o projeto do SEBRAE RS de mapeamento dos ecossistemas de inovação, em 10 cidades do estado, em parceria com a Fundação CERTI, além da integração das ações com as iniciativas do Inova RS. Participaram da reunião atores do ecossistema empreendedor do RS: SEBRAE RS, Junior Achievement RS, Reginp, WOW Aceleradora, BADESUL, Gestores de Parques Tecnológicos, Startups e membros da Secretaria.

A reunião foi coordenada pelo Diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria, Márcio Pires. As reuniões acontecerão mensalmente e seguirão calendário pré-estabelecido. O Projeto Startup Labs faz parte da iniciativa Inova-RS, que visa fomentar as iniciativas empreendedoras e a inovação no RS.

RIO2C

A parceria feita com a RIO2C para o evento que aconteceria em maio, em que nossos mentores atuariam junto às startups do Desafio de Startups e ainda teríamos um espaço na programação oficial para apresentar um painel organizado pela ABMEN, foi adiado para setembro por conta das medidas de segurança relacionadas ao COVID-19. Assim que possível passaremos mais informações.

OUTRAS PARCERIAS

Lembrando que temos parcerias firmadas com a Livraria Insight  (desconto de 20% na compra de livros por telefone e e-mail e 10% no site) e com a Sling Capital (20% para empresas clientes de mentores ABMEN que contratem a plataforma de captação de recursos). Para maiores informações, checar o Informativo 01/2019 na área restrita dos associados (infos de login na área de lembretes).

Gostaria de sugerir alguma parceria para a ABMEN ou participação institucional em eventos?

Encaminhe as informações para o e-mail [email protected], citando as contrapartidas da parceria, condições, perfis dos mentores e contato da instituição.

3. AGO:

Foi realizada no dia 25 de março, virtualmente, em função do COVID-19, Assembleia Geral Ordinária, cuja pauta incluía: Substituição dos Diretores Executivos, Presidente e Vice-Presidente; Eleição e posse dos membros que irão compor a comissão de eleição – 2020; Apresentação dos projetos CAMNe, COR, Regionais e Parcerias; e Assuntos Gerais.

A Ata completa com informações detalhadas da reunião poderá ser lida na área restrita aos associados no site (instruções para acesso abaixo).

4. ACONTECEU:

Papo de Mentor:

Tivemos uma edição do Papo de Mentor em 18 de janeiro, em Fortaleza, com o tema “Mercado Saudável: Modismo ou Oportunidade Sustentável de Negócio?”.
O Papo de Mentor “Organizações Exponenciais”, que estava marcado para o dia 19 de março, em SP, foi adiado, sem data para acontecer ainda, por conta das diretrizes de segurança contra o novo Coronavírus.

A ABMEN ainda esteve presente, neste período, nos seguintes eventos:

1) Aconteceu, nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Parque Tecnológico Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro, Portugal, a 1a turma do curso Fundamentos em Mentoria de Negócios, com a participação de 14 mentores e 7 empresários, facilitado por nosso Diretor de Relações Internacionais, Laércio de Matos Ferreira. Este curso, que integra uma trilha de aprendizagem, a ser sequenciado pela Instrumentalização dos mentores, é resultado concreto de um movimento iniciado em 2018, quando ABMEN construiu a parceria com a Associação Portuguesa de Mentoring – APMENTOR, uma costura visando o trânsito de negócios por este canal.

2) ABMEN participou da reunião do Grupo Estratégico da Startup Labs/RS (mais informações ver o item parcerias acima)

Fotos e mais informações sobre estes eventos podem ser encontradas nas nossas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram.

5. Mídia.

Continuamos com nossa coluna Negócios no ITForum 365 com artigos de nossos associados publicados regularmente.

Estes artigos são também publicados no nosso site, juntamente com resumos dos principais eventos e as diversas inserções da ABMEN na mídia. Para acessar, clique aqui.

6. Grupos de Trabalho

Tem interesse em conhecer e participar dos nossos Grupos de Trabalho? Acesse na área restrita do associado a lista completa dos GTs em andamento e nome do coordenador. (infos de login na área de lembretes abaixo).

7. Lembretes

06/04 – Marcus Mendonça / Lylian Todelo  – Ikigai para motivar e engajar sua equipe
13/4 – Durval Pereira / Laercio Mattos – Investimentos para startups
20/4 – Edmundo Fornasari / Laercio Mattos – Isolamento e produtividade no trabalho
27/4 – Bruno Mattos / Durval Pereira – Estratégias financeiras para a crise
04/5 – Maria Torres / Lylian Toledo – Planejamento estratégico
11/5 – Alex Jacobs / André Chaves – Mentoria Paga x Probono

Caso tenha interesse em participar como “palestrante”, seguem as instruções:

  1. Preencha seus dados pessoais e do conteúdo no formulário, clicando aqui;
  2. Para escolher a data em que vai apresentar seu conteúdo, clique aqui e reserve a data. Importante que você crie o compromisso no Calendly para bloquear a data desejada. 

Lembre-se sempre de manter seus dados de contato atualizados junto à ABMEN.

Gostaríamos de lembrar que além do grupo no Whatsapp, costumamos divulgar nossos eventos e conteúdo nas nossas redes sociais. Siga a ABMEN no Facebook, Instagram e Linkedin e compartilhe nossos conteúdos para que a ABMEN chegue cada vez mais longe.

Abraço,

Cecilia Gomes
Dir. Marketing ABMEN