Se formos literalmente falando, IKIGAI é a arte de encontrar o propósito, ou seja, é encontrar o que te faz bem, é achar sua meta de vida que te deixa feliz e te dá propósito de levantar todos os dias. Mas isso é complicado de alcançar no mundo moderno? Não, já te digo de prontidão, mas é difícil de encontrar, sim. 

Porque podemos dizer que é difícil de encontrar? 

No mundo moderno temos uma vida acelerada, uma aonde os dias passam, aonde o ano acaba e a gente nem sente, isso acontece porque vivemos a rotina, e a rotina transforma os dias em clones e esses clones não sentimos passar, pois os dias se tornam tão iguais que agimos como máquinas.

Para começar vamos falar do livro de Héctor García e Francesc Miralles, aonde eles foram a uma cidade no Japão, Okinawa, aonde existem centenários e eles fizeram uma pesquisa para poder entender o segredo da longevidade, dentro deste livro destaco algumas frases:

“Porque existem pessoas que sabem o que querem e vivem de maneira apaixonada, enquanto outras definham na confusão?”

“Ichariba Chode – Trate a todos como seus irmãos, ainda que seja a primeira vez que os esteja vendo”

“Yuimaaru – O trabalho em equipe, que os ensina a ajudar uns aos outros.”

Vamos falar mais detalhadamente de cada uma dessas frases, a primeira delas trata que muitos profissionais quando entram no mercado nem sempre fazem aquilo ao qual eles amam, mas aquilo que no momento está gerando mercado ou mesmo lucros, esses profissionais se tornaram a média, e nunca alcançarão a plenitude dentro das suas funções.

A segunda, nós já vimos na missa católica aos domingos, mas nunca tomamos ela dentro da nossa vida ou mesmo dentro do nosso ambiente de trabalho, a competitividade dentro de uma ambiente de trabalho, tão comumente incentivada por muitos CEO torna as vezes o ambiente de trabalho um lugar hostil e pode dar certo durante um tempo, mas depois de certo tempo torna insuportável para muitos trabalhar, não forma times, mas sim adversários. Trate as pessoas ao redor com respeito, e traga as pessoas para dentro do seu ecossistema e transforme seu mundo em um mundo de pessoas que lutem contigo para um objetivo maior.

O terceiro, remete ao segundo, se você trata a todos bem, você forma times, se você valoriza sua força de trabalho você gera valores, não trate sua força de trabalho como mero staff, trate ele como estrelas e é por conta dessas estrelas que você cresce.

Com tudo isso que falamos o que podemos chegar, chegamos ao momento em podemos afirmar que todos mundo tem um IKIGAI, lembre que ele é a razão pela qual nos levantamos pela manhã.

Eu tenho uma frase que uso no meu dia a dia que passo agora a vocês: “A vida é como um Rio, uns apenas seguem a correnteza, outros apreciam a beleza das margens e vivem.”

Isso significa que, não devemos deixar de seguir o fluxo do Rio da vida, mas devemos atentar sempre que muita coisa boa acontece ao nosso redor, e para poder viver plenamente devemos prestar atenção, devemos ver que muitas das nossas saídas da vida estão nas margens e não em seguir o fluxo.

Lembrar que a tradução literal de IKIGAI é separada em duas palavras bem fortes: VIDA e VALER A PENA.

Quantos de vocês já ouviram falar de MOAI? Esta palavra significa que seria um grupo informal de pessoas que tem um objetivo comum, ou seja, se você é empreendedor é um grupo simples de whatsapp por exemplo aonde todos trocam idéias, sim estes grupos são importantes, desde que não saiam do objetivo do mesmo. Um grupo de conversas em eventos aonde existem várias pessoas que foram ali pelo mesmo objetivos, vamos lá é hora de trocar ideias, mas o que isso ajuda no seu IKIGAI?

Lembre que o seu IKIGAI é vida e valer a pena, então esses MOAI nada mais são locais e pessoas que você vai encontrar com o mesmo objetivo de vida que o seu, desde que esteja traçando o caminho certo.

Como sei que estou traçando o caminho certo? Responsa a uma simples pergunta: O que você faz te dá prazer? Você tem um brilho nos olhos e orgulho toda vez que fala do seu trabalho? 

Quando você encontra o que gosta, isso te incentiva em muitas vezes a querer saber mais, esse é outro segredo, não importa sua idade, queira sempre se aprimorar, queira sempre aprender mais, você quando faz o que gosta nunca está satisfeito com o conhecimento.Para isso esteja sempre ativo, tenha seu IKIGAI no horizonte, seu propósito de vida e que ele crie um objetivo para a comunidade aonde vive.

Já acordei várias vezes sentindo um vazio na vida, isso é normal, pois você pensa, tudo que fiz até o momento valeu a pena? Foi isso que pensei para mim? Era esse o meu sonho? Nesse momentos eu paro e penso, o que me faz brilhar os olhos? O que me faz trazer para a vida o meu sorriso? A Resposta é muito simples e complexa ao mesmo tempo, eu penso que devo sempre fazer o que gosto, mas será que serei remunerado por isso a ponto de poder viver deste sonho? Se for seu IKIGAI, se for seu objetivo existe uma grande possibilidade, não é uma regra, a vida não é uma regra, mas é uma possibilidade.

“Muitas vezes o que acontece, sobretudo em grandes empresas, é que executivos ficam obcecados em planejar, perdendo-se em detalhes e criando estratégias para enrolar sem que haja um objetivo final claro. É como sair para com um mapa em um oceano sem saber para aonde ir.” – Livro IKIGAI

Ainda dentro do mesmo livro temos algumas perguntas a responder:

“Qual o seu objetivo durante a sessão de estudo desta tarde? (coloque em meta profissional)”

“Quantas páginas você vai escrever hoje para o artigo que será publica mês que vem? (cultura brasileira de adiar ao máximo).”

“Qual a missão da sua equipe? (você tem um objetivo claro traçado?)”

“A qual velocidade colocará o metrônomo amanhã para que, no fim de semana, consiga tocar essa sonata a ritmo de allegro? (Qual a velocidade que irá para concluir sua tarefa?)”.

“Ter objetivos claros é importante para fluir, mas é preciso saber deixá-los de lado quando estamos em ação”, como assim? Lembre que você quando começa uma tarefa tem um cronograma pensado e programado, mas a vida não é um cronograma, após muito andar o que sobra é o objetivo e deve ser maleável a forma de execução, nem sempre o que começamos a pensar continua depois de um tempo durante a execução e mudamos a estratégia e formamos uma nova linha de ação, lembre o importante é chegar na luz do fim do túnel.

Seu IKIGAI é possível, pare e pense na sua vida.

Lembre desta frase de Washington Brunap: 200 anos atrás ele definiu que, grande elementos essenciais para a felicidade nesta vida são algo para fazer, algo para amar e algo pelo que ter esperança.

Marcus Mendonça é Mentor de Negócios certificado PMBM associado à ABMEN e Coordenador da Startup Rio, com mais de 20 anos em gestão de TI.