Entenda a diferença entre Mentoria e Consultoria

Mentoria vs. Consultoria: compreendendo as diferenças e maximizando os benefícios ao utilizar ambas as ferramentas em forma sinérgica.

Mentoria e consultoria são dois conceitos relacionados, mas distintos, que desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento profissional e empresarial. Ambos têm o objetivo de orientar, aconselhar e promover o crescimento, mas suas abordagens e propósitos são diferentes. Neste artigo, exploraremos as diferenças entre mentoria e consultoria, bem como suas respectivas vantagens e desvantagens.

Mentoria: Fomentando o Desenvolvimento Pessoal e Profissional

A mentoria é uma relação de desenvolvimento em que um mentor ou mentora, uma pessoa com experiência e conhecimento, orienta e aconselha um mentorado ou mentorada, que é geralmente alguém em busca de desenvolvimento pessoal ou profissional. A mentoria deve estar fortemente baseada numa metodologia e planificação. Acostumamos dizer na ABMEN que mentoria sem metodologia é charlatania. Aqui estão algumas características-chave da mentoria:

Relação Personalizada: A mentoria geralmente é uma relação pessoal, às vezes voluntária, onde o mentor compartilha sua experiência e sabedoria com o mentorado. Essa relação tende a ser informal e construída com base na confiança mútua.

Foco no Desenvolvimento e Crescimento do Mentorado: O objetivo principal da mentoria é o desenvolvimento do mentorado. O mentor atua como um guia, ajudando o mentorado a desenvolver habilidades, competências e conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos. A metodologia utilizada na ABMEN estimula fortemente a metodologia da Mentoria Socrática, onde o mentor através de um trabalho planificado consegue que o mentorado entregue as respostas que estão dentro dele.

Aconselhamento e Orientação: O mentor fornece aconselhamento, orientação e feedback ao mentorado. Isso pode abranger tópicos como desenvolvimento de carreira, tomada de decisões e crescimento pessoal. Porém, o principal foco da Mentoria na ABMEN é o desenvolvimento de negócios, independentemente do tamanho dos mesmos, podendo ir desde simples empreendimentos até agilíssimas startups.

Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais: A mentoria frequentemente enfatiza o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como comunicação, liderança e inteligência emocional. O mentor não apenas compartilha conhecimento, mas também auxilia na construção de confiança e habilidades sociais. O mentor também pode, na medida do possível, compartilhar sua vasta rede de contatos ou network com o mentorado.

Longo Prazo: As relações de mentoria muitas vezes têm uma duração mais longa e podem continuar por vários anos. Isso permite que o mentorado receba orientação contínua à medida que evolui em sua carreira ou vida pessoal. 

É muito importante deixar claro desde o início se existirá um relacionamento comercial mentor-mentorado, que pode se dar em formatos diversos. Não se deve assumir que mentoria é um negócio sempre gratuito e voluntário.

Consultoria: Soluções Especializadas para Problemas Definidos

A consultoria, por outro lado, é um serviço profissional no qual um consultor ou consultora é contratado para fornecer soluções especializadas para um problema ou desafio específico. Aqui estão algumas características-chave da consultoria:

Relação Profissional e Formal: A consultoria é uma relação profissional e formal, estabelecida mediante contrato. Os consultores são contratados para fornecer um conjunto específico de serviços.

Foco em Problemas Empresariais ou Técnicos: A consultoria geralmente concentra-se em problemas de negócios, técnicos ou operacionais. Os consultores são especialistas em suas áreas e são contratados para resolver desafios específicos. Problemas de tipo pessoal que demandam soluções específicas cabem no campo do coaching ou até de trabalhos mais profissionais, terapeutas ou psiquiatras.

Soluções Práticas e Tangíveis: Os consultores trabalham para oferecer soluções práticas e tangíveis. Isso pode incluir a elaboração de estratégias, análise de dados, implementação de sistemas e outros serviços específicos.

Resultados Concretos: Os resultados da consultoria são geralmente mensuráveis e voltados para atender a metas e objetivos específicos. Os consultores são frequentemente avaliados com base na eficácia de suas soluções.

Tempo Limitado: Os projetos de consultoria têm um início e um fim definidos, muitas vezes com prazos estabelecidos. Uma vez que o projeto é concluído, a relação formal pode se encerrar, embora possa haver oportunidades para contratos adicionais.

Sinergia: 

Se olhamos a cadeia de valor como um contínuo desde a pessoa/empreendedor até o cliente, teremos áreas específicas para cada tipo de profissional. O coach trabalha os aspectos pessoais; o mentor ou mentora a parte relativa ao empreendedor e o seu empreendimento visando o desenvolvimento e sem trazer respostas concretas e por fim, o consultor é escalado para trazer respostas específicas, geralmente relativas ao negócio/mercado. 

Os três profissionais podem e, às vezes, devem trabalhar ao mesmo tempo, se complementando e em sinergia com os conhecimentos.

Para mais informações ou esclarecimentos, fale por gentileza com algum dos Mentores de Negócios da ABMEN, que ficará feliz de poder ajudar.

Por: Marcelo Fiszner