várias pessoas com as mãos pousadas umas sobre as outras em sinal de formação de equipe

“Liderar não é impor e sim despertar nos outros a vontade de fazer”. A partir dessa premissa, o gestor precisa saber delegar os seus liderados conhecendo qual deles vai dar o seu melhor em cada tarefa e também qual deles vai dar o retorno de resultado evolutivo no quadro da empresa e de pessoal. A liderança é algo de extrema importância para qualquer empresa, mas é preciso que essa liderança tenha um propósito, um objetivo maior a ser conquistado pelo trabalho em conjunto entre líderes e liderados.

Segundo a especialista em liderança, Lúcia Quintino muitas empresas passam por um déficit, pois alguns gestores têm dificuldades em fazer com que seus liderados façam o que precisa ser feito ou mesmo em ter consistência nos seus resultados especialmente quanto tem uma equipe que não contribui: “Percebi também que as pessoas nunca serão perfeitas, mas isso não pode ser motivo para não termos resultados em nossos projetos”.

Como ser líder com propósito
Ser líder não é apenas lidar com seus liderados. Essa posição de cargo ainda envolve relacionamento profissional com seus superiores e pares. Devido a essa mistura de público, o gestor deve saber contornar diversas situações, principalmente quando agrada um, podendo deixar o outro indignado. O perfil de liderança deve ter qualidades fundamentais que envolve respeito, flexibilidade, capacidade de ouvir o quadro pessoal e aceitar as contribuições vindas de sua equipe. Segundo a mentora da Associação Brasileira de Negócios, Henriette Krutman, a liderança com propósito é aquela que inspira: “esse tipo de liderança tem como objetivo estimular e engajar os colaboradores em torno de valores objetivos comuns, convergindo metas individuais e empresariais sob o guarda-chuva da cultura organizacional.”

Sem propósito definido, o resultado é de insatisfação
A especialista em liderança, Lúcia Quintino criou um questionário para saber se a empresa tem um propósito definido:

Para mostrar um resultado eficiente, a consultora atenta que é necessário parar de colocar como culpa a empresa ou até mesmo as pessoas que estão ao redor por conta de uma insatisfação própria. O fundamental nessas horas é entender que o responsável para o bom resultado é de sua responsabilidade como gestor. Outro ponto que pode ajudar a encontrar uma definição de propósito é encontrar um bom profissional que lhe auxilie no direcionamento de objetivos.

Henriette Krutman é Mentora certificada PMBM ABMEN e Membro da Anjos do Brasil, MIA – Mulheres Investidoras-Anjo, InovativaBR, MIT Angels e MIT Alumni Advisors Hub.

Link original: http://www.marcasemercados.com.br/a-importancia-de-saber-liderar-com-proposito-e-como-implementar-isso-na-sua-empresa/