Em primeiro plano, a esq. o empreendedor Alexandre Maganha, da MAPRA, e a dir. o Mentor de Negócios Carlos Eduardo Bizzotto durante a mentoria supervisionada parte do Programa de Metodologia Base para Mentores de Negócios – PMBM

A atividade de Mentoria de Negócios cresce de maneira acelerada no Brasil, na medida em que os ecossistemas empreendedores nacionais vão sendo lançados ou consolidados. Mais e mais empreendedores buscam os programas estatais e os privados para empreender suas ideias de soluções para problemas dos mais diversos matizes, engajando-se neste gigantesco movimento global. Em paralelo, mas nesta mesma direção, os profissionais passaram a enxergar esses ecossistemas como uma oportunidade para contribuir com suas experiências de vida e trajetória profissional consolidadas. Os empreendedores, Mentores de Negócios e investidores compõem a tríade do empreendedorismo e impulsionam o Brasil para a economia digital do Século XXI.

O ecossistema empreendedor brasileiro é gigante pela própria natureza. Segundo dados recentes do GEM/SEBRAE/2019 existem 46,9 milhões de empresas ativas no Brasil e cerca de 62 mil empreendedores e 6 mil startups inovadoras em tecnologia, segundo a Associação Brasileira de Startups – ABS[1]. Cada nova startup criada, ou empresa que deseja se transformar, necessita de um ou mais Mentores de Negócios.

Para se ter uma dimensão da oferta desses profissionais, basta inserir o vocábulo “mentor” na busca do Linkedin para ver a quantidade de pessoas que se classificam como tal. Da primeira vez que fizemos esse levantamento, em julho de 2016, quando estávamos fundando a ABMEN, haviam menos que oito mil pessoas assim se autodenominando. Em 11/06/2019 eram exatos 35.422 profissionais que se intitulam “Mentor(a) de Negócios”, apenas no Linkedin Brasil, um crescimento bastante significativo apesar do número ser pequeno frente ao potencial de contratação pelas empresas e programas de incubação e aceleração existentes. Esse número aumentará muito nos próximos anos. A parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas – ANPROTEC e a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN será um catalisador deste processo, qualificando colaboradores das incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e demais ambientes no tema da Mentoria de Negócios em suas várias faces e aplicações e conectando Mentores de Negócios de cada ecossistema com estes ambientes associados à ANPROTEC.

A cooperação técnica estabelecida entre essas entidades recentemente tem um triplo desafio. O primeiro é o de levar os conceitos e a prática da Mentoria de Negócios para os associados da ANPROTEC. O segundo é o de aprimorar metodologicamente os profissionais e os mentores que atualmente trabalham nos ecossistemas regionais e os que futuramente irão colaborar. E o terceiro e último é o de estabelecer as fronteiras entre as denominações cujas atividades parecem ser similares entre si e que vêm causando confusão entre empreendedores e empresários, que são conhecidas como Consultoria, Mentoria Organizacional (mentoring), Coaching (diversas aplicações) e Mentoria de Negócios.

É importante afirmar que, apesar das diferenças sutis entre as atividades mencionadas, cada uma tem um papel relevante no contexto empresarial e no ecossistema de inovação. Se cada uma delas, e seus profissionais, cumprirem seus papeis adequadamente, e naquilo em que são competentes, certamente que venceremos o desafio de tornar o Brasil uma economia de primeiro mundo.

Embora se pareçam entre si, há diferenças importantes a serem consideradas. A Mentoria de Negócios, por definição da ABMEN, “é um processo que inclui apoiar, subsidiar com dados e informações, levar à reflexão e estimular a aprendizagem organizacional, valendo-se, para isso, de uma metodologia que a subsidie“. Tem como objetivos estabelecer relações transparentes de trabalho colaborativo com o cliente para que este identifique e alcance as reais dificuldades que se apresentam e os possíveis caminhos de solução e propiciar a aquisição/o despertar do conhecimento, criando e incorporando no DNA do empreendimento a cultura de uma organização que aprende e faça a gestão do conhecimento produzido.

O diagrama a seguir revela a interseção da Mentoria de Negócios com a Consultoria e o Coaching (agradecimento ao Mentor de Negócios Marcelo Colonno, idealizador do diagrama):

O papel do(a) Mentor(a) de Negócios, segundo a ABMEN, “é promover a ignição para o processo de aprendizagem e evolução do negócio, tendo uma abordagem socrática e utilizando as ferramentas adequadas a cada etapa do processo para ajudar o cliente a realizar cursos de ação que levem à solução dos seus problemas e tomadas de decisões mais acertadas, suportando-o e oferecendo a sua rede de relacionamentos para que o negócio seja acelerado no momento certo“.

O compromisso subjacente dos Mentores de Negócios é com a sociedade brasileira, trabalhando para melhorar o ambiente de negócios, a empregabilidade e contribuir para a viabilização de novas ideias, mas sem abrir mão dos antigos ideais que mantém a sociedade coesa e em evolução permanente.

Sobre os autores:

Alex Jacobs é Cofundador ABMEN, Conselheiro do C.G.E.E. , Líder temático de Mentoria na ANPROTEC, Empresário e Executivo da área de tecnologia.

Eduardo Nogueira é Presidente da ABMEN desde jan/2018, Sócio da INNASA RIO Incubadora e Desenvolvedor e Instrutor Sênior do Programa de Metodologia-base® para Mentores – PMBM. É Mentor de Negócios e Startups desde 2012.

[1] http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-07/startups-crescem-no-brasil-e-consolidam-nova-geracao-de-empreendedores

Artigo publicado originalmente no Linkedin.